trending topics:

Mais uma polêmica? Google enfrenta críticas por vídeo demonstrativo do Gemini ser editado

O Google recebeu críticas devido a um vídeo de demonstração do Gemini que, segundo alegações recentes, não foi realizado em tempo real

Parece que o Google está envolvido de novo com polêmicas sobre os seus produtos.

Dessa vez, o problema está em seu modelo de inteligência artificial (IA) mais avançado que foi recém-lançado, o Gemini. Na verdade com o vídeo de demonstração dele, que está sendo acusado de exagerar as habilidades do modelo de IA.

 

Qual é a polêmica com o Gemini, do Google?

Poucas semanas antes do final do ano, o Google lançou o que considera seu maior e mais capaz modelo de IA Gemini e apresentou um vídeo demonstrativo aos meios de comunicação e ao público.

O vídeo de seis minutos inclui conversas faladas entre o usuário e um chatbot com tecnologia Gemini, e também mostra a capacidade da IA de reconhecer imagens visuais e objetos físicos e saber a diferença.

YouTube video

Algumas das capacidades eram impressionantes, como a capacidade de expressar em voz alta uma descrição dos desenhos de um pato e descrever o desenho de um pato versus um pato de borracha, entre outros exemplos.

A descrição da empresa no YouTube inclui uma linha curta que diz:

Para os fins desta demonstração, a latência foi reduzida e as saídas do Gemini foram encurtadas por questões de brevidade.

No entanto, isso não faz essa isenção de responsabilidade no próprio vídeo.

Após o lançamento, a empresa confirmou posteriormente à Bloomberg que a demonstração não foi realizada em tempo real, mas usou imagens estáticas e mensagens de texto às quais a Gemini respondeu, conforme apontado anteriormente pelo The Information.

O autor observou que isso era “bem diferente” do que o Google parecia sugerir:

Que uma pessoa pudesse ter uma conversa de voz tranquila com Gemini enquanto ele observava e respondia em tempo real ao mundo ao seu redor.

 

E o que disse o Google?

Após vários pedidos de comentários, a empresa disse na sexta-feira à CNBC em um comunicado:

O vídeo é uma representação ilustrativa das possibilidades de interação com o Gemini, com base em prompts e resultados multimodais reais de testes. Estamos ansiosos para ver o que as pessoas criarão quando o acesso ao Gemini Pro for aberto em 13 de dezembro.

Embora as demos sejam frequentemente editadas, as descobertas subsequentes do Gemini trazem à tona um déjà vu para o gigante das buscas.

 


Um lançamento apressado?

O Google enfrentou críticas do público e de Wall Street no início do ano pelo que seus próprios funcionários chamaram de demonstração “apressada e malfeita” de seus chatbot de IA, Bard, que aconteceu na mesma semana em que a Microsoft planejou apresentar sua integração do Bing com ChatGPT.

No início deste mês, o The Information informou que a big tech descartou os planos de uma série de eventos presenciais para lançar o Gemini, eventualmente decidindo por um lançamento virtual.

O Google está em concorrência acirrada com o GPT-4 da OpenAI, apoiado pela Microsoft, que tem sido o modelo mais avançado e bem-sucedido até agora. O Google divulgou esta semana um white paper que afirmava que o modelo mais poderoso do Gemini, “Ultra”, superou o GPT-4 em vários benchmarks, embora de forma incremental. Só nos resta esperar para ver.

Fonte: CNBC

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.