trending topics:

Telegram ou WhatsApp: qual usar no seu marketing?

Telegram ou WhatsApp? Qual usar dentro das suas estratégias de marketing? A resposta não é tão simples quanto parece.

Pizza ou salada? Depende.

Se for uma refeição de dia de semana, salada. Se for um happy hour com os amigos, pizza.

A pizza até pode funcionar no almoço da semana, mas o resultado, segundo os especialistas, não é dos melhores. Da mesma forma que uma bela porção de folhas variadas não vai ser tão bem vista no happy hour.

Com Telegram e WhatsApp é a mesma coisa.

Não existe um melhor que o outro, existe o que vai funcionar para a sua estratégia e cada um tem o seu momento.

 

É melhor reunir 250 ou 200k pessoas?

Depende, de novo — goste você ou não dessa resposta, rs.

Imagine que você vai fazer um lançamento meteórico que consiste basicamente em captar leads, enviá-las aos grupos de WhatsApp e ali fazer um lançamento com antecipação, oferta, escassez e abertura do grupo para interação.

Não seria muito mais fácil mandar esses leads para o Telegram e ter um único grupo para cuidar e responder do que 10 ou 50 grupos de WhatsApp para ficar enviando mensagens e interagir?

À primeira vista, parece que sim. Mas, analisando ponto a ponto, não parece uma estratégia interessante.

  • Imagine a confusão ao abrir um grupo com 5k leads, 50k ou 200k. Seria quase impossível organizar e responder as mensagens uma a uma.
  • Quanto mais pessoas juntas, maiores as chances de haters estarem por ali. Esse pessoal pode inflar um sentimento contra a oferta ou mesmo plantar uma dúvida que sequer existia.

Mesmo os leads que já estavam decididos pela compra, podem desistir.

É importante lembrar que a polêmica sempre vai gerar um barulho grande e se as pessoas ali do grupo não estiverem muito unidas — o que é difícil, tendo em vista a grande quantidade de público frio — o hater vai ganhar espaço.

  • Perder um grupo com 200k pessoas causa mais danos do que 1 ou 2 grupos com 200 cada.

 


Vantagens e desvantagens

 

Telegram

A maior vantagem do Telegram pode variar, mas a maior é a possibilidade de que novos leads acompanhem conteúdos anteriores do grupo.

Quem chega hoje, tem acesso a todas as conversas e conteúdos desde a criação do grupo.

Mas além dessa, existem outras vantagens:

  1. Se você enviar diversos áudios, eles irão rodar um atrás do outro sem que precisa dar play. Antes, também havia a vantagem de acelerar no 2x, mas Nossa Senhora do Lead Barato ouviu nosso apelo e mandou essa novidade para o WhatsApp também.
  2. Ótimo para enviar conteúdo, porque não é um grupo descartável, justamente porque todos que entrarem poderão aproveitar as mensagens anteriores.
  3. Você pode criar um grupo onde todos podem interagir ou um canal onde só você é quem envia mensagens.
  4. Importantíssimo: segurança de dados. O Telegram não mostra o número de telefone dos participantes do grupo ou canal, o que dificulta golpes, pirataria ou propagandas indesejadas — o que o WhatsApp está testando.
  5. Grupos de até 200k pessoas e canal com número ilimitado de participantes — se você souber como usar, essa é uma bela vantagem.

A desvantagem é uma só, mas, a depender do seu objetivo, só ela é suficiente para que você escolha o concorrente. A desvantagem é: a atenção das pessoas não está aqui.

 

WhatsApp

Aproveitando o gancho do parágrafo anterior, disparado a maior vantagem aqui é a atenção. Pessoas conferem o WhatsApp o dia todo, ainda que não estejam esperando uma mensagem importante.

  1. Derivado dessa grande vantagem, uma outra é justamente a agilidade, o dinamismo das mensagens. Tiros rápidos do tipo “estou online agora” tendem a gerar muitos cliques.
  2. Maior chance de conseguir um efeito manada, já que por olharem as mensagens com certa frequência, os leads percebem que as coisas ali estão acontecendo e fica tentado a fazer parte daquilo.
  3. A depender do seu olhar, o limite de pessoas nos grupos é uma vantagem — e agora também conta com Canais.
  4. De novo, a depender do seu olhar, o fato de novos leads não conseguirem ler mensagens anteriores, fica mais difícil reaproveitá-lo, o que também pode ser uma vantagem.

 

Atenção!

Existe uma desvantagem do WhatsApp que é quase que impossível de contornar, é algo enraizado que desvirtuou o aplicativo.

Essa desvantagem é o glorioso apelido que ele ganhou nos últimos anos: o zap.

É de doer os ouvidos 🥲

Tão pior quanto, é o fato de qualquer pessoa do grupo poder enviar mensagens diretas a qualquer membro, já que os números ficam visíveis a todos.

Outro fator que sempre merece cuidado é o bloqueio de chip. Se isso acontece, você corre o risco de perder todos os leads dos grupos e, ainda, deixar que algum desconhecido se torne administrador.

Por isso, para evitar perder leads (leia-se, dinheiro) e causar transtornos caso uma pessoa mal intencionada seja administrador do grupo, 2 cuidados valem a pena:

  • “Aqueça” o chip antes de começar a usá-lo para disparar milhares de mensagens, ou seja, vá enviando mensagens a pessoas conhecidas, peça para te responderem.

Troque o máximo de mensagens reais e faça isso por algum tempo até que a operadora entenda que você não quer só espalhar spam, corrente ou fake news.

  • Tenha ao menos 3 administradores diferentes em todos os grupos. Isso porque, caso algum número de adm. seja banido, os outros continuam no comando do grupo.

 

Ok, mas e aí, quando é hora de usar um e quando é hora de usar outro?

Alguns grandes players dizem que o Telegram tem a vantagem de ser considerado um lugar de coisas importantes — você também já deve ter ouvido isso em algum momento.

No WhatsApp era sempre meme, figurinha e corrente. No Telegram ficavam os conteúdos e mensagens realmente importantes.

Bom, acho que o próprio mercado se encarregou de resolver se isso é verdade ou não: hoje não vemos ninguém se valendo desse argumento.

Superado isso, de forma bem direta:

  • Use o Telegram para gerar conteúdo “eternamente”.
  • Use o WhatsApp nos seus grupos de lançamento.

A cada lançamento, você aproveita os grupos antigos para fazer um convite direto, pedir para as pessoas se inscreverem no novo evento e, na página de obrigado, coloca o link de um novo grupo.

Também existe a possibilidade de você pedir para os leads irem de um grupo direto para outro (sem passar pela landing page).

Nos dois casos, os comprometidos e os realmente interessados, vão seguir o link que você enviar e quem ficar para trás você “descarta” — lembrando que o e-mail desse lead você já tem, então não o perderá completamente.

Da mesma forma, quem está no grupo ou canal de Telegram e tem acompanhado seus conteúdos por ali, pode ser convidado a participar do lançamento.

Nesse mesmo grupo ou canal você também pode enviar mensagens sobre o evento, oferta e carrinho aberto, mas escolha somente as principais mensagens para mandar e no máximo 1 por dia.

Isso porque quem está ali, está por você e seu conteúdo, não necessariamente quer comprar algo (agora).

Logo, o Telegram pode ser usado como lugar de lembrete para “saiu um conteúdo no YouTube” ou mesmo para enviar vídeos e áudios direto ali na plataforma.

Ali o conteúdo natural não seria tão profundo quanto uma live e nem tão superficial quanto no WhatsApp.

Só nunca esqueça que qualquer conteúdo tem que fazer sentido e levar valor para a audiência.

 

A parte mais importante

Fato é: por que você vai optar por um dos dois aplicativos se pode usar ambos?

Neste artigo você tem as principais informações que precisa para definir onde encaixar cada um deles dentro da sua estratégia.

Lembre-se que ambos funcionam como remarketing gratuito — assim como o e-mail também tem essa função.

Com o preço do lead cada dia mais alto e a competitividade de anúncios cada vez maior, todo e qualquer ponto de contato com o lead é válido.

Aproveite o que cada ferramenta tem de melhor e use, cada lead vai decidir até onde ou em quais meios ele mais gosta de consumir seus conteúdos.

Agora, definitivamente, você só precisa de 2 coisas: decidir e agir. A bola do saque está com você.

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.