trending topics:

A importância de ter múltiplos funis ativos no seu negócio digital

Nem tudo que funcionava antes, funciona hoje. Conheça a técnica de múltiplos funis e entenda a importância dela para o seu negócio digital

Existe uma nova realidade nas vendas digitais: múltiplos funis ativos.

Há poucos anos, bastava uma eficiente distribuição de conteúdo e alguns lançamentos do mesmo produto para satisfazer os leads. Hoje, essa “via de mão única” já não é tão eficiente.

Assim como um mesmo player faz lançamentos de super produção e super investimentos versus lançamentos simples e menores, ter diversos funis segue a mesma lógica.

Apesar de você provavelmente atuar em um único nicho, o nível de consciência do seu público não é o mesmo, consequentemente, os produtos e o conteúdo que buscam também não são iguais.

Logo, faz sentido existirem diversos caminhos para a entrada do lead e diversos produtos para a compra, tudo para atender desde as dores e desejos mais rasos, até aqueles mais profundos.

Aqui, valem 2 máximas que se complementam:

  • “Um produto bom, por si só, não vende.”
  • “O produto certo para a pessoa errada não vende.”

 

Por que um único funil não funciona mais?

A resposta é curta e direta: evolução de mercado.

Várias estratégias que antes funcionavam, hoje já não vão tão bem. Inclusive, não podemos negar que a pandemia teve grande participação nisso.

A busca desenfreada por uma nova fonte de renda e a necessidade de aprender, ensinar e aplicar rapidamente estratégias de um assunto que mal se ouvia falar agitou o mercado.

Com isso, os hábitos na rede mudaram e o que antes era usado, basicamente, para entreter, passou a ser fonte de conteúdo e aprendizado.

No geral, o nível de consciência do público aumentou e a forma de vender usando lançamentos e distribuição de conteúdo ficou banal e já não causava tanto interesse.

 

Ajuste de lançamento, conteúdo e produto

Ficou cada vez mais à vista que uma única forma de lançar, fazer conteúdo e um único produto já não eram suficientes para suprir as necessidades de quem aparecia por ali.

Usando o exemplo do próprio marketing: havia público para aprender desde a lição mais básica, até aqueles que já sabiam e faziam o be-a-bá que funcionava, mas perceberam que precisavam se aprofundar.

Consequentemente, a forma clássica de lançar e fazer conteúdo também começou a deixar a desejar no quesito faturamento.

 


Vários funis é igual a escala

Pouco se ouvia falar de upsell, downsell, esteira de produtos, venda no perpétuo. Esses temas sempre existiram, mas costumavam aparecer como mais uma estratégia para ter na manga.

Hoje, dificilmente você vê lançamentos sem down ou upsell ou que só vendem o mesmo produto.

Grandes players, como Duda Vieira, Leandro Ladeira e Ícaro de Carvalho, por exemplo, têm diversos funis, estratégias e fazem lançamentos de produtos variados, cada qual com o fim de suprir uma dor, uma fatia de mercado e atender certo nível de consciência.

Alguns exemplos disso:

  • Duda tem: Comunidade CEO (+-2 mil reais); Mentoria (+- 10 mil reais); Presets para edição de fotos (+- 150 reais); Costuma fazer downsell pós lançamento (+- 350 reais).
  • Ladeira tem: Venda Todo Santo Dia (+- 2.500 reais); Formação em Light Copy (+- 7 mil reais); Stories 10x (+- 1.000 reais).
  • Ícaro de Carvalho tem: O Novo Mercado (R$ 79,90 por mês); Lançou várias formações durante o ano de 2022 como: Formação em copywriting (+- 6 mil reais) e Formação em Social Media (+- 2 mil reais); Diversos cursos sobre como educar filhos, trabalho e investimentos (de 500 a 1.500 reais).

 

A pergunta que pode mudar o seu negócio

Por que deixar dinheiro na mesa se você pode atingir diferentes segmentos dentro do seu nicho?

A escala está em vender para mais leads e vender mais produtos para o mesmo lead:

  • Upsell e downsell.
  • Produto de entrada para resolver a maior dor da audiência.
  • Produto que resolve uma pequena dor, a um pequeno preço.
  • Produto perpétuo para iniciar o relacionamento de vendas.
  • Produto high ticket exclusivo e personalizado para o mais alto nível de consciência.
  • Funil de captação de e-mails com entrega de um presente gratuito.
  • Funil de distribuição orgânica de conteúdo para engajamento e remarketing.

 

Vantagens de ter diversos funis

  1. Atingir diferentes segmentos dentro do seu nicho: cada funil de venda vai atender determinado segmento, assim você aumenta as chances de melhorar suas taxas de conversão. Com um único funil e/ou produto, certamente muitos leads ficariam de fora da sua lista de compradores e poderiam buscar soluções com outros players.
  2. Maior eficácia de vendas: você pode criar um funil específico para cada produto. Com isso fica mais fácil trabalhar as dores e desejos do lead em cada nível de consciência.
  3. Testar estratégias e produtos: você pode criar um funil para cada produto ou pode criar vários funis para um mesmo produto e assim testar qual deles têm maior conversão. De quebra, você pode melhorar seus conteúdos, remarketing e o entendimento sobre a sua persona.
  4. Oferecer opções e diferentes tipos de produtos ou serviços: com mais opções, fica mais fácil um lead dar match em algum produto e fechar uma venda, não é?

 

Mas cuidado ao decidir ter diversos funis!

Sua atenção deve estar voltada em entender se você tem tempo, equipe e orçamento para aplicar essa estratégia no seu negócio.

Assim como todo marketing digital, com os funis você vai precisar fazer testes, analisar dados e resultados, além de estruturar a montagem e gestão de cada um.

Caso não tenha braço para isso, eles se tornarão simplesmente mais uma tarefa para tirar seu foco e gerar frustração.

Por isso, garanta que você poderá fazer um trabalho bem feito antes de investir e se esforçar para ter vários funis.

Se vale uma dica, comece pequeno com 1 funil bem estruturado, depois outro. Mantenha-se constante e seja expert em ambos para só então pensar em expandir.

Lembre-se que cada funil de venda pode exigir abordagens e estratégias diferentes para ser eficaz, o que vai te demandar um bom tempo pensando e revendo estratégias.

 

Dica de ouro 🪙

Cada negócio é único e o número ideal de funis pode variar a depender das necessidades do seu público e dos objetivos da sua empresa

Sendo assim, avalie cuidadosamente as vantagens e desvantagens de aplicar essa estratégia no seu negócio digital e entenda se é o momento de utilizá-la.

Existe o caminho mais longo, o mais curto e aquele que só você pode identificar como certo. Tenha certeza ao escolher o seu e não deixe ninguém decidir por você.

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.