O X ganhou o momento de fama tão esperado por Elon Musk e pela CEO da plataforma, Linda Yaccarino.
O apresentador americano Tucker Carlson anunciou no X que entrevistará o presidente russo Vladimir Putin e transmitirá pela plataforma, o que disparou os downloads do X, fazendo o aplicativo atingir o 1º lugar na Apple Store.
𝕏 is now the #1 most downloaded app of any kind! pic.twitter.com/TeqWxcmZfs
— Elon Musk (@elonmusk) February 7, 2024
Vários meios de comunicação na quarta-feira (7), incluindo a Reuters, e o The New York Times, confirmaram que a entrevista de Carlson já ocorreu, e o Wall Street Journal disse que a entrevista deve ir ao ar hoje (8), citando fontes não identificadas.
O interesse na entrevista Carlson-Putin provavelmente gerou um aumento nos novos downloads do aplicativo X, que se tornou o aplicativo número 1 à meia-noite, de acordo com dados da empresa de inteligência de aplicativos Appfigures. Sua mudança derrubou o rival Instagram Threads, que anteriormente era o aplicativo principal e agora caiu para o segundo lugar.
A relevância política deste marco
Essa será a primeira entrevista dada por Putin a qualquer veículo de comunicação do Ocidente desde o começo da guerra da Ucrânia.
Um porta-voz do Kremlin disse à Reuters que Putin concordou com a entrevista porque a abordagem de Carlson seria diferente da reportagem “unilateral” sobre a Ucrânia feita por muitos meios de comunicação ocidentais.
Em outras palavras, Putin acredita que não só conseguirá um ouvido solidário, mas também a capacidade de atingir um público mais amplo e potencialmente solidário.
De acordo com Carlson, o intuito da entrevista é porque “a maioria dos americanos não tem ideia de por que Putin invadiu a Ucrânia ou quais são seus objetivos agora.”
O apresentador de TV está entre um pequeno grupo de criadores que se instalaram no X. Afinal, a política de Musk mudou nos últimos anos, e sua tendência de postar suas opiniões controversas na plataforma às vezes colocou X em maus lençóis e até ameaçou sua lucratividade futura. No final do ano passado, por exemplo, X enfrentou um êxodo de anunciantes devido a alguns dos comentários anti-semitas do CEO.
A relevância para o aplicativo X
Musk está atrás de mudanças para seu aplicativo, torná-lo um aplicativo “de tudo”. Sendo assim, é uma ótima tacada do CEO abrir espaço para um grande apresentador ter espaço por lá, em um grande eventoClique e veja os próximos Eventos de Marketing Digital....
Há alguns anos, seria impensável ter um presidente de uma potência — em guerra — dar uma entrevista exclusiva em uma rede social. Afinal, o lugar disso eram programas jornalísticos na TV.
Mas, apesar das inclinações do próprio Musk, nem todo o conteúdo do criador no X reflete seus pontos de vista. O principal YouTuber MrBeast postou um vídeo no X em janeiro, rendendo a ele mais de US$ 250.000, por exemplo.
Mas não é só por isso que o X está no topo
O momento do aumento do X no topo da App Store também é notável por outro motivo, além das notícias de Tucker Carlson.
Ontem, o concorrente do X Bluesky abriu suas portas ao público após estar no status apenas para convidados — o novo aplicativo do ex-CEO do Twitter, Jack Dorsey.
Este ano, a Bluesky planeja lançar a federação, o que significa que atuará como uma alternativa descentralizada ao Twitter/X, semelhante ao Mastodon.
Embora o Bluesky tenha conquistado cerca de 800.000 novos usuários ontem, ele não está classificado entre os 100 principais aplicativos gratuitos da App Store dos Estados Unidos no momento.
De acordo com o The Wall Street Journal, a entrevista com Vladimir Putin no X irá ao ar hoje.
Fonte: TechCrunch