trending topics:

Checklist do Google Ads: 5 maneiras de auditar e otimizar suas campanhas

Aumente seu sucesso no Google Ads! Audite, otimize e direcione o público certo para maximizar o ROI e as conversões

As campanhas do Google Ads não estão produzindo os resultados desejados?

Quer mudar as coisas, mas não sabe por onde começar?

Não tem certeza de onde sua campanha PPC pode ter dado errado?

O Google Ads pode ser uma ferramenta poderosa para direcionar tráfego, gerar leads e aumentar as vendas.

No entanto, gerenciar suas campanhas com sucesso pode ser uma tarefa complicada – especialmente para um pequeno empresário que compete pela visibilidade de pesquisa contra os grandes gastadores.

Entrea segmentação adequada por público-alvo, o acompanhamento de conversões e a otimização de palavras-chave, há muitas coisas envolvidas para tornar uma campanha do Google Ads eficaz.

Portanto, se você pretende investir seu precioso tempo e dinheiro, é melhor obter os resultados que merece.

Dito isso, vamos explorar como você pode auditar suas campanhas para eliminar gastos desnecessários com publicidade e criar anúncios eficientes e relevantes para o público certo.

Primeiro, o que você deve evitar ao criar o Google Ads?

 

5 causas comuns para o baixo desempenho do Google Ads

Alguns dos problemas mais comuns encontrados por pequenas empresas que usam o Google Ads são:

  1. Segmentação de público ausente ou incorreta.
  2. Falta de configuração adequada do acompanhamento de conversões.
  3. Termos/palavras-chave de pesquisa irrelevantes ou mal direcionados.
  4. Falha ao estabelecer palavras-chave negativas.
  5. Nenhuma conexão com as páginas comerciais do Google.

Então, vamos ver como você pode corrigir cada um desses problemas para melhorar suas campanhas do Google Ads.

 


1. Como melhorar a segmentação por público-alvo do Google Ads

Uma das armadilhas mais comuns nas campanhas do Google Ads é a segmentação inadequada do público-alvo, já que muitos tendem a ignorar ou negligenciar a seleção da maior parte do seu público-alvo.

Estima-se que US$ 37 bilhões em gastos com marketing sejam desperdiçados todos os anos devido à má segmentação e à falta de relevância.

É por isso que é importante otimizar a segmentação do seu público de forma eficaz, refinando suas configurações para garantir que elas estejam alinhadas com os objetivos da sua campanha e com os dados demográficos do público.

Você pode selecionar e segmentar seu público com base em:

  • Quem eles são.
  • Seus interesses e hábitos.
  • O que eles estão pesquisando ativamente.
  • Pessoas que já interagiram com seus anúncios ou site e podem retornar.

O Google oferece muitos públicos-alvo no mercado e de afinidade para você escolher, e você também pode adicionar ajustes de lance para enfatizar os públicos-alvo mais relevantes.

Outra opção é construir segmentos de público personalizados usando URLs, listas de clientes e palavras-chave.

 

2. Como melhorar as conversões futuras com acompanhamento de conversões

O acompanhamento preciso de conversões é essencial para determinar seu ROI e medir a eficácia de suas campanhas do Google Ads.

Se você não reservar um tempo para configurar o acompanhamento de conversões corretamente, perderá informações valiosas sobre o que faz seus clientes decidirem pela conversão.

Com o Google Ads, você pode acompanhar ações de conversão, como compras e inscrições na web, chamadas telefônicas, instalações de aplicativos e ações no aplicativo, ações locais e muito mais.

 

Como importar conversões GA4 para o Google Ads

Depois de configurar as conversões no Google Analytics 4, você poderá importá-las para o Google Ads para geração de relatórios e lances, seguindo as seguintes etapas:

  1. Faça login em sua conta do Google Ads.
  2. No canto superior direito, clique em Ferramentas e configurações Google Ads | ferramentas [ícone].
  3. Vá para Medição → Conversões.
  4. No canto superior esquerdo, clique em + Nova ação de conversão.
  5. Clique em Importar, selecione propriedades do Google Analytics 4 e clique em Continuar.
  6. Selecione cada evento de conversão que deseja importar, clique em Importar e continue.
  7. Clique em Concluído.

 

3. Como focar na relevância e segmentação de palavras-chave

O sucesso de suas campanhas do Google Ads depende, em última análise, da relevância de suas palavras-chave.

Termos de pesquisa irrelevantes ou mal direcionados podem levar ao desperdício de gastos com publicidade e tráfego de baixa qualidade.

 

Quais palavras-chave são irrelevantes?

Se você estiver escolhendo as palavras-chave “erradas” para segmentar em suas campanhas, isso geralmente significa que os termos ou frases de pesquisa que você está usando não estão alinhados com os produtos, serviços ou conteúdo oferecido em seu site.

Por exemplo, se você possui uma loja de roupas especializada em roupas formais, segmentar palavras-chave relacionadas a roupas casuais ou esportivas seria irrelevante.

E, em última análise, essas palavras-chave não refletirão com precisão a intenção dos usuários nem atrairão o público-alvo desejado.

Garantir que você segmente as palavras-chave corretas ajuda a garantir que seus anúncios sejam exibidos para usuários que estão interessados ou que procuram ativamente o que você tem a oferecer.

 

Como encontrar palavras-chave relevantes que atrairão os visitantes certos

Primeiro, você desejará realizar uma pesquisa completa de palavras-chave para identificar palavras-chave relevantes que se alinhem com os objetivos de sua campanha e a intenção do público.

Em seguida, certifique-se de refinar suas listas de palavras-chave regularmente para que permaneçam direcionadas e eficazes.

Independentemente de você usar uma correspondência exata de palavra-chave ou um tipo de correspondência ampla , você deve revisar continuamente para garantir que está alcançando o público-alvo certo.

 

4. Como gerenciar suas listas de palavras-chave negativas

Negligenciar o estabelecimento de listas de palavras-chave negativas pode fazer com que seus anúncios sejam exibidos para consultas de pesquisa irrelevantes, levando a cliques desperdiçados e baixas taxas de conversão.

Ao configurar suas campanhas, você deseja criar essas listas para evitar que seus anúncios sejam acionados por determinados termos de pesquisa que não são relevantes para sua empresa ou que provavelmente atrairão cliques de seus usuários-alvo.

Uma lista de palavras-chave negativas é uma forma eficaz de excluir categorias específicas de palavras-chave em várias campanhas ou em toda a conta.

No entanto, examinar palavras-chave negativas individuais em uma campanha ou grupo de anúncios pode consumir muito tempo, assim como identificar palavras-chave duplicadas.

Com listas de palavras-chave negativas, você pode organizar determinadas palavras-chave em grupos e aplicá-las a diferentes campanhas com facilidade.

Para acessar esse recurso no Google Ads, navegue até Ferramentas e configurações → Biblioteca compartilhada → Listas de palavras-chave negativas.

Criar e atualizar regularmente uma lista de palavras-chave negativas é uma parte essencial para otimizar suas campanhas e garantir que seus anúncios alcancem o público certo.

 

5. Como integrar seu perfil comercial do Google

Integrar o perfil da sua empresa no Google com suas campanhas do Google Ads pode não apenas aumentar sua visibilidade local, mas também melhorar o desempenho geral de seus anúncios.

Um perfil comercial do Google é uma ferramenta gratuita que permite às empresas criar e gerenciar sua presença online, fornecendo informações essenciais como localização, detalhes de contato, horário de funcionamento e avaliações de clientes para ajudar os usuários a encontrá-los e se conectar com eles na Pesquisa Google e no Maps.

Você vai querer ter certeza de que seus perfis de empresas do Google estão devidamente conectados aos seus anúncios e otimizá-los para SEO local, a fim de maximizar seu alcance dentro de seu mercado-alvo.

Com os recursos de localização das páginas comerciais do Google, seus anúncios podem exibir informações como seu endereço, um mapa para sua localização ou a distância até sua empresa para ajudar as pessoas a encontrar suas lojas.

As pessoas podem então clicar ou tocar em sua localização quando exibido com seu anúncio final para obter mais detalhes sobre sua localização na página de localização, que inclui as informações comerciais mais relevantes em um só lugar.

 

Comece a auditar e otimizar suas campanhas

Otimizar suas campanhas do Google Ads requer esforço proativo e atenção aos detalhes – sem mencionar um profundo conhecimento da plataforma e suas nuances, o que pode ser opressor para quem não tem muita experiência.

Ao abordar desafios comuns, como segmentação por público-alvo, acompanhamento de conversões, relevância de palavras-chave, gerenciamento de palavras-chave negativas e integração da página comercial do Google , você pode otimizar suas campanhas para o sucesso.

Fonte: Search Engine Journal

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.