trending topics:

Anúncios da Meta: Um guia para eventos padrão, personalizados e conversões personalizadas

Entenda melhor a definição e as formas diferentes de usar eventos padrão, personalizados e conversões personalizadas nos anúncios da Meta

Um dos elementos mais críticos da publicidade da Meta é a capacidade de definir ações importantes que acontecem em seu site ou em suas propriedades.

Uma vez definido, você pode passar essas informações para a Meta para melhorar atribuição, relatórios, otimização e segmentação. Isso é possível com a ajuda de eventos padrão, eventos personalizados, e conversões personalizadas.

Embora fundamental, é comum que este tópico crie confusão.

Sendo assim, vamos nos concentrar na definição de eventos padrão, eventos personalizados e conversões, com exemplos, explicações e dicas para que os anunciantes possam ter um pouco mais de clareza sobre o assunto.

 

Definições

Vamos fornecer algumas definições básicas para ajudá-lo a entender o que é cada uma delas e como são semelhantes e diferentes.

1. Eventos: É assim que se define uma ação importante. A aplicação mais comum de eventos está no site, embora não precise ser assim. Alguém visitou o site e realizou uma ação específica ou grupo de ações que são importantes. Essas informações são compartilhadas com a Meta para ajudar a melhorar a publicidade.

2. Eventos Padrão: Ações predefinidas pela Meta. Quando você usa um desses rótulos predefinidos para uma ação, a Meta entende o que isso significa. Você pode passar detalhes (parâmetros) sobre essa ação que sejam relevantes para o tipo de evento.

3. Eventos Personalizados: Ações que vão fora dos eventos padrão predefinidos. É uma ação importante que um anunciante específico deseja acompanhar, de acordo com suas necessidades. Por ser personalizado, os dados que a Meta possui em um evento personalizado são limitados a sites individuais.

4. Conversões personalizadas: mapeie eventos (padrão ou personalizados) para conversões personalizadas para fornecer granularidade para fins de relatórios ou otimização. As conversões personalizadas ajudam a responder a perguntas como “quantos produtos específicos foram comprados?”

 


Exemplos

Vamos agora exemplificar, para fornecer mais detalhes e tudo fazer mais sentido.

 

1. Eventos Padrão

Existem pelo menos 17 eventos padrão predefinidos. Aqui estão alguns exemplos comuns:

  • Comprar.
  • Adicionar ao carrinho.
  • Iniciar checkout.
  • Registro completo.
  • Liderar.
  • Procurar.
  • Contato.

Quando alguém compra um produto no seu site, os detalhes desse evento podem ser repassados à Meta.

 

2. Eventos personalizados

Como não são predefinidos, existem possibilidades ilimitadas de eventos personalizados que atendem às prioridades de cada site individual.

Quando possível, você deve usar eventos padrão porque a Meta possui dados globais relacionados a essas ações que podem ajudar na otimização. Mas, às vezes, há ações exclusivas do seu site. Aqui estão alguns exemplos de eventos personalizados:

  • Tempo de 1 minuto na página: dispara quando alguém passa pelo menos um minuto em uma página.
  • 50% Scroll: dispara quando alguém rola pelo menos 50% do comprimento de uma página.
  • Vídeo assistido: dispara quando alguém inicia um vídeo incorporado do YouTube.
  • Clique no link: dispara quando alguém clica em um link para outra página do site.
  • Clique do bot: é acionado quando alguém clica no bot do seu site para iniciar uma conversa com ele.
  • Reproduções de podcast: é acionado quando alguém inicia o reprodutor de podcast incorporado que podem aparecer no seu site.
  • Compartilhamento social: é acionado quando alguém clica em um dos botões de compartilhamento.

 

3. Conversões personalizadas

As conversões personalizadas podem ser usadas com eventos padrão ou personalizados (ou nenhum). Usando regras, os anunciantes definem uma conversão muito específica que pode ser usada para relatórios e otimização.

Digamos que você esteja administrando um departamento de vendas, campanha que otimiza para o evento padrão Compra. Pode ser a compra de qualquer produto, independente do que você esteja promovendo. A coluna de resultados incluirá todas as compras. Se quiser isolar os resultados da compra de um produto específico, você pode criar uma conversão personalizada.

 

Como eles são usados?

Os eventos padrão e personalizados têm os mesmos usos, portanto, iremos agrupá-los nesta seção.

 

1. Eventos padrão e personalizados

Ambos podem auxiliar nos relatórios. Crie uma coluna no Gerenciador de Anúncios e você poderá ver quantos eventos específicos podem ser atribuídos aos seus anúncios.

Anúncios da Meta
Captura de tela: Jon Loomer/reprodução

Ambos também podem ser usados para conjunto de anúncios e otimização. Ao usar o local de conversão do site, você pode definir as conversões como sua meta de desempenho.

Em seguida, defina um evento de conversão específico para otimização. Isso permite que você defina sua ação de objetivo para que a Meta possa fazer ajustes na entrega para garantir que você obtenha o máximo possível dessas ações.

conversões da meta
Captura de tela: Jon Loomer/reprodução

E, finalmente, você pode criar públicos personalizados com base em eventos padrão ou personalizados.

Um exemplo seria um público personalizado composto por todas as pessoas que realizaram uma compra nos últimos 30 dias. Em seguida, você poderia direcionar ou excluir essas pessoas no conjunto de anúncios.

Captura de tela: Jon Loomer/reprodução

 

2. Conversões Personalizadas

Lembre-se de que as conversões personalizadas proporcionam uma granularidade que os eventos padrão e personalizados por si só não oferecem.

Portanto, além de ter uma coluna em seu relatório para todas as compras (com base no evento padrão), você poderia adicionar uma coluna para a compra de um produto específico (a conversão personalizada).

purchases meta
Captura de tela: Jon Loomer/reprodução

E, em vez de otimizar para a compra de qualquer produto (seu evento padrão), você poderia otimizar seu conjunto de anúncios para a compra de um produto específico (a conversão personalizada). Dessa forma, o algoritmo entende que apenas as compras desse produto contam para o seu objetivo.

algoritmo meta
Captura de tela: Jon Loomer/reprodução

Ao contrário dos eventos padrão e personalizados, as conversões personalizadas não podem ser usadas para segmentação. A granularidade proporcionada pelas conversões personalizadas não adiciona valor aos públicos personalizados.

Dessa forma, você pode criar um público personalizado com base em um evento padrão ou personalizado e adicionar granularidade criando regras.

Captura de tela: Jon Loomer/reprodução

 

Como criar esses eventos e conversão?

Mais uma vez, eventos padrão e personalizados seguem regras semelhantes, então os agruparemos aqui.

 

1. Eventos padrão e personalizados

O método mais comum de criar eventos padrão e personalizados é usando código, além do pixel da Meta. Isso, é claro, se aplicaria apenas ao criar eventos que são ativados em seu site.

Aqui está um exemplo de código básico para um lead.

fbq('track', 'Lead');

Na sua forma mais básica, você criaria um evento personalizado substituindo “Lead” acima por um evento que a Meta não reconhecerá — algo diferente de um dos eventos padrão predefinidos.

Esse código geralmente será ativado no carregamento da página ou quando ocorre uma ação dinâmica (como um clique em um botão). No entanto, obviamente, existem várias camadas potenciais de complexidade. Enquanto os eventos padrão tendem a ser diretos em termos de como e quando são ativados, às vezes exigem soluções mais complicadas.

A Meta oferece uma opção sem código para criar eventos padrão chamada Event Setup Tool no Gerenciador de Eventos. Não oferece muita personalização, portanto, deve ser usada apenas nas situações mais básicas.

event setup tool meta
Captura de tela: Jon Loomer/reprodução

Eventos personalizados geralmente são muito mais complicados. Você pode usar o Gerenciador de Tags do Google para criar os seus, que utiliza gatilhos integrados para rastrear ações complexas como profundidade de rolagem, tempo gasto e reprodução de vídeos.

Esses eventos nem sempre são criados com código, é claro. Você pode ter uma solução de terceiros que facilita a criação deles. Você também pode enviar eventos via API de conversão, que pode usar eventos do site, offline ou do CRM.

 

2. Conversões Personalizadas

Muito mais fácil! O benefício interessante das conversões personalizadas é que elas não exigem código e são criadas dentro da interface da Meta.

Acesse as conversões personalizadas indo para o seu Gerenciador de Eventos.

gerenciador de eventos meta

Crie uma nova conversão personalizada. Escolha uma fonte de ação entre Site da Web ou Loja Física.

Você pode criar uma conversão personalizada com base apenas na URL, deixando o Evento como “Todo o Tráfego do Site” e definindo uma regra de URL.

Aqui está um exemplo em que uma conversão personalizada é definida como a visita a qualquer página do site que inclua “custom-conversions” na URL:

Captura de tela: Jon Loomer/reprodução

Caso contrário, você pode baseá-lo em um evento personalizado (supondo que seja encontrado em seu site):

evento da meta
Captura de tela: Jon Loomer/reprodução

Ou um evento padrão:

evento padrão meta
Captura de tela: Jon Loomer/reprodução

E então crie uma regra baseada em URL, domínio de referência ou parâmetros de evento.

conversão personalizada meta
Captura de tela: Jon Loomer/reprodução

 

Quando você deve usar cada um?

Para fins de relatório e otimização, você pode usar qualquer um desses três. No entanto, entenda que não se trata apenas de escolher um ou outro. Uma boa estratégia utiliza todos os três.

  1. Eventos Padrão: Você deve priorizar os eventos padrão. Certifique-se de que eles sejam ativados sempre que uma dessas ações predefinidas acontecer em seu site. Geralmente, é recomendado otimizar para eventos padrão em vez de conversões personalizadas sempre que possível, pois o evento padrão proporcionará um volume maior.
  2. Eventos Personalizados: Faça uma lista de todas as ações importantes que acontecem em seu site. Existe um evento padrão que pode defini-las? Se não, considere configurar eventos personalizados. Isso permitirá que você obtenha relatórios e otimização para ações exclusivas do seu negócio.
  3. Conversões Personalizadas: Crie conversões personalizadas sempre que quiser obter insights adicionais em seus relatórios. Se você otimizar para Compras, a Meta relatará todas as compras na coluna de Resultados. Se você criar uma conversão personalizada para um produto específico, poderá ver quantas compras desse produto seus anúncios geraram.

É comum os anunciantes confundirem esses três termos e usarem “conversões personalizadas” e “eventos personalizados” como sendo a mesma coisa, mas eles têm propósitos muito distintos.

Priorize o uso de eventos padrão. Crie eventos personalizados quando um evento padrão não puder definir uma ação importante. E use conversões personalizadas para adicionar detalhes aos relatórios.

Fonte: Jon Loomer

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.