trending topics:

10 estratégias de marketing digital para impulsionar o seu negócio em 2024

Conheça estratégias poderosas para se destacar no marketing digital e estabelecer conexões com o seu público-alvo em 2024

Na era em que a tecnologia e as audiências estão sempre mudando, a inovação se tornou o padrão para os profissionais de marketing online. Em um cenário cada vez mais lotado e fragmentado, competir se tornou uma tarefa árdua.

Dessa maneira, o marketing digital enfrenta uma competição acirrada como nunca antes e isso não vai mudar no ano que está por vir. Mas não se preocupe, pois há estratégias poderosas que podem impulsionar o desempenho das suas campanhas.

Sendo assim, vamos explorar 10 táticas que podem ser aplicadas hoje mesmo para que você inicie o seu 2024 se destacando dos seus concorrentes e estabelecendo uma conexão profunda com o seu público-alvo!

Se você busca obter resultados significativos e alcançar o sucesso no mundo do marketing online, essas estratégias serão seu guia confiável.

 

1. Otimização do mecanismo de pesquisa (SEO)

A otimização para mecanismos de busca (SEO) envolve estruturar o design e o conteúdo do seu site de maneira a aumentar as chances de ser exibido nas páginas de resultados dos motores de busca.

Quando feito corretamente, o SEO pode reduzir drasticamente os custos de aquisição de clientes, chegando a quase 90%.

Aproveite ao máximo o seu investimento em SEO, pesquisando como o seu público-alvo utiliza a pesquisa orgânica, incluindo quais palavras-chave eles têm maior probabilidade de utilizar ao procurar pelos seus produtos ou serviços.

 


2. E-mail marketing

Com um valor estimado em US$ 7,5 bilhões no ano de 2020, o mercado global de marketing por e-mail está previsto para mais do que dobrar até 2027.

Para aproveitar esse crescimento, é essencial escolher um serviço de marketing por e-mail adequado ao tamanho e modelo da sua empresa.

Em seguida, é hora de começar a construir a sua lista de e-mails, facilitando para o seu público-alvo a opção de se inscrever rapidamente.

Uma maneira eficaz de fazer isso é incorporar opções de aceitação simples e ágeis em sua página de contato no site.

 

3. Marketing de conteúdo

Eleve o nível de interação com os consumidores ao oferecer valor para o seu público-alvo que vai além dos seus produtos.

Essa abordagem abrangente, conhecida como marketing de conteúdo, engloba diversas estratégias, como e-mail marketing, SEO e a criação de conteúdos como artigos de blog instrutivos, vídeos informativos e guias para download.

De acordo com o produtor de conteúdo Paulo Cuenca:

Marketing de conteúdo é o único caminho. Quantidade leva à qualidade. Adapte-se ou morra. Todo erro é informação.

Para começar, é fundamental identificar as necessidades e desafios do seu público e, a partir disso, criar recursos e materiais especialmente desenvolvidos para abordá-los.

 

4. Marketing de mídia social

O marketing nas redes sociais engloba o uso de diversas plataformas para promover uma marca, produto ou serviço.

Embora pareça simples em teoria, pode ser desafiador determinar quais plataformas devem ser priorizadas e como abordá-las.

De acordo com um relatório do GWI de 2022, o usuário médio das redes sociais utiliza em média sete plataformas diferentes todos os meses.

Para evitar dispersar os esforços da sua marca de forma ineficiente, é importante identificar quais dessas plataformas são mais frequentemente utilizadas pelo seu público-alvo e concentrar seus esforços nessas específicas.

 

5. Otimização da taxa de conversão

Otimizar a taxa de conversão (CRO) envolve o aprimoramento do número de usuários que realizam uma ação desejada em seu site ou aplicativo móvel, como clicar em “adicionar ao carrinho”, preencher um formulário ou enviar uma avaliação.

Reduzir o atrito em cada uma dessas etapas é fundamental para diminuir os custos de aquisição de clientes.

Identifique as ações mais importantes na jornada do seu cliente e remova quaisquer obstáculos desnecessários que possam surgir no caminho.

 

6. Marketing pago

Não fique esperando os consumidores virem até você — vá atrás deles de forma proativa através do marketing pago.

No cenário digital atual, isso envolve a criação de campanhas de pagamento por clique (PPC), nas quais você paga ao anunciante com base na quantidade de cliques recebidos em seu anúncio.

De acordo com estimativas do Google, as marcas que anunciam com eles têm um retorno médio de investimento de oito vezes.

Para obter o máximo dos seus anúncios PPC, mantenha-os simples e específicos, direcionados ao público certo.

 

7. Marketing de influenciadores

Colaborar com influenciadores de alto perfil nas redes sociais, que possuem um grande número de seguidores, é uma estratégia eficaz para aumentar o reconhecimento e a confiança em relação a um produto ou serviço.

A aplicação bem-sucedida dessa tática, conhecida como marketing de influência, não requer necessariamente a parceria com pessoas que possuam um milhão ou mais de seguidores. Trabalhar com contas que tenham audiências na faixa das dezenas de milhares também pode ser igualmente eficaz — e mais acessível — quando realizado adequadamente.

Isso envolve identificar quais influenciadores são relevantes para o seu público-alvo e em quem eles confiam.

 

8. Web design

O web design vai além da estética do site (embora isso seja importante também).

Quando feito corretamente, o web design inclui recursos de responsividade para dispositivos móveis, melhora a velocidade de carregamento do site e aprimora a capacidade de busca, resultando em um aumento de tráfego e contribuindo diretamente para o aumento de vendas e leads por meio de uma experiência do cliente perfeita.

Assegure-se de que seu site esteja otimizado ao identificar as ações mais importantes que deseja que os usuários realizem e moldar o design em torno delas, proporcionando uma experiência focada e direcionada.

 

9. Marketing de afiliados

No marketing de afiliados, você compensa indivíduos ou empresas por promoverem seus produtos ou serviços, geralmente por meio de uma comissão por venda realizada.

Para dar início a essa estratégia, é importante realizar pesquisas e encontrar uma rede de afiliados confiável que possa atuar como intermediária entre você e os potenciais promotores.

Essas redes oferecem uma plataforma de gerenciamento e facilitam a parceria com afiliados relevantes para o seu negócio.

 

10. Gestão da reputação

Conforme sua marca se expande, é fundamental manter uma reputação sólida.

Se você está dando os primeiros passos, é importante concentrar-se em monitorar as avaliações e responder aos comentários de forma ágil e profissional.

Essa prática demonstra aos clientes o seu compromisso com a satisfação deles a longo prazo. Ao permanecer atento e engajado, você fortalece a confiança e a fidelidade dos clientes.

 

Iniciando novas estratégias de marketing online

Uma estratégia de marketing online bem-sucedida vai além do cumprimento de requisitos básicos. Para alcançar o verdadeiro sucesso, é essencial que todos os esforços trabalhem em conjunto, transformando um cliente que sabe pouco ou nada sobre sua marca em alguém que confia e está disposto a investir em seus produtos ou serviços.

Sendo assim, trabalhe firme na integração das diferentes táticas de marketing para conquistar o seu cliente e ter certeza que ele escolherá a sua marca acima de todas as outras, não importa o ano.

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.