trending topics:

E-mail marketing ainda vale a pena?

Com tanta novidade mais simples e prática chegando, e todo mundo com “o tempo corrido”, será que o e-mail marketing ainda converte?

O e-mail marketing é quase como o dinossauro da internet, ele está lá desde os primórdios. Mas será que ainda converte?

Se você trabalha com marketing com certeza já deve ter escutado que o “o marketing digital avançou 10 anos durante os dois anos da pandemia”. O que realmente é verdade.

Mas lá nos primórdios do marketing digital, há mais ou menos 10 anos, no longínquo ano de 2012-2013, Erico Rocha trazia ao Brasil a (hoje) tão conhecida Fórmula de Lançamento.

Por alguns anos, a internet ainda estava crescendo e as pessoas foram descobrindo aos poucos tudo o que ela poderia oferecer.

E o que o e-mail tem a ver com isso?

Com o Fórmula, o e-mail se tornou uma estrela e passou de “Envie essa corrente para 50 pessoas e receba uma notícia boa amanhã” para “Descubra como fazer dinheiro na internet”.

 

O e-mail mudou, mas de patamar

A base da estratégia do Fórmula era (e até hoje é) a criação de uma lista de e-mails com pessoas interessadas naquilo que você fala e que, muito provavelmente, comprarão algum produto seu.

Com cada vez mais leads em sua lista, a estratégia do Fórmula ajudou a construir a ideia de que o e-mail é o lugar para receber mensagens importantes.

 


“Estabilidade não existe”

O fato é que o tempo passa para tudo e todos. E com o e-mail não foi diferente.

Vieram as mensagens diretas no Facebook, o direct do Instagram, o WhatsApp, o Telegram, o SMS disparado em massa.

É muito mais simples, rápido e fácil escrever uma mensagem nesses outros canais do que a burocracia de um e-mail que, normalmente, tem todo um raciocínio e um desenvolvimento de ideias.

Cada uma dessas plataformas já teve sua época de ouro e algumas ainda usufruem disso.

O quem elas têm em comum é que basta pega o celular e trocar mensagens com outra pessoa o dia todo.

As notificações aparecem a todo momento e qualquer hora é hora de entrar no Facebook, Instagram, WhatsApp, Telegram e no SMS (lembre-se que cada um desses teve a sua época).

O e-mail não.

O e-mail é formal e não dá para ficar enchendo a caixa de entrada da pessoa a cada nova dúvida ou a cada novo aviso.

Também não é algo que você passa o dia olhando ou se preocupa em atualizar a cada minuto porque ali não é comum receber mensagens urgentes.

 

Mas, e-mail todo mundo usa

O e-mail é a Havaianas do marketing, se cabe a analogia. Quase todo ser humano que caminha pela Terra tem e-mail.

Se não todos, pelo menos aqueles seres humanos que nos interessam — os conectados à internet, possíveis leads —, esses têm e-mail.

Para comprar uma passagem de avião, há não muito tempo você só usava o e-mail; um comunicado importante do seu banco chega por e-mail; recuperação de senha, provavelmente é pelo seu e-mail; o rastreamento de compra chega no seu e-mail.

Você pode dizer “agora faço tudo pelo app, não preciso mais do e-mail”.

Só que a maioria dos apps você precisa de um e-mail para se cadastrar.

 

Ele pode não estar em alta, mas sempre estará ali

Eis a maior vantagem do e-mail marketing: ele sempre estará ali.

Você muda a plataforma de comunicação ou a plataforma de e-mail marketing, mas a sua lista de leads pode ir com você para qualquer lugar.

As ferramentas podem acabar de um dia para o outro, mas sua lista será sempre sua, é só baixar e usar como quiser (só cuidado com a LGPD).

 

Vantagens de ter a sua lista📜

Além de carregá-la para onde for e não precisar temer ser bloqueado no WhatsApp ou levar um BAN no Instagram, você também sai ganhando porque:

  1. Não depende das redes sociais para ter contato com seus leads: Com o e-mail você consegue manter a relação com a audiência e segue sendo visto/ lembrado sem depender da boa vontade do algoritmo.
  2. Automação: Você programa funis, horário de disparo de mensagens e a plataforma funciona sem precisar conferir a todo momento. Isso é ótimo para economizar tempo e diminuir a dor de cabeça, já que a programação acontece 1 única vez e ela segue assim Ad aeternum.
  3. Agir rápido e de forma automatizada com quem quase comprou seu produto: Chegou no checkout, emitiu boleto ou código PIX, abandonou carrinho… todas essas pessoas recebem e-mails imediatos e diferentes para cada uma dessas etapas. Não precisa se preocupar em olhar quem passou por qual etapa do funil e só então chamar no “um a um’, porque o e-mail já faz isso por você.
  4. Mensagens personalizadas: O lead chega até você em momentos variados. Então, cada um deles têm (ou deveriam ter) uma etiqueta com todos os passos que já percorridos pelo seu funil. Com essa informação em mãos, você pode personalizar a mensagem a ser enviada conforme as etiquetas já recebidas.
  5. Remarketing gratuito: Em épocas de CPL cada vez mais caro, é rei quem encontra um remarketing gratuito e aprende a usá-lo da forma certa. Não tem como negligenciar esse ponto de contato quase gratuito com a audiência. Lembre-se que quanto mais você aparece, mais é lembrado.
  6. O e-mail é sólido: Como falamos no início deste artigo, o e-mail está aí há muito tempo, ele é o dinossauro do marketing digital e ainda sobrevive. Todas as plataformas têm altos e baixos e com ela não é diferente. O que a torna especial é justamente a capacidade de se manter ao longo do tempo.
  7. Fornece ótimos dados para as suas estratégias de vendas online: Além de conseguir entregar o seu conteúdo para mais pessoas do que um post no Instagram, por exemplo, você consegue saber a quantidade de leads que abriram o seu e-mail e, até mesmo, quantos clicaram no link presente nele.

Isso é muito importante para segmentar o público em quente, morno e frio e saber adotar estratégias de conteúdo e vendas personalizadas para cada temperatura de público.

 

Se você produz conteúdo ou vende, precisa saber disso

  • É inaceitável produzir conteúdo e não captar e-mails.

Para onde vão as informações das pessoas que demonstraram interesse pelo seu conteúdo?

Vai depender unicamente de remarketing para manter contato com elas?

E se sua conta for bloqueada? Vai perder anos de informações captadas ali?

Uma página de captura + contratação de um e-mail marketing poderiam resolver essa questão facilmente.

Só é aceitável vender sem uma plataforma de e-mail, se você estiver começando.

Normalmente, quem inicia vendas na internet não tem muito caixa para investir em várias plataformas e automações, porque o foco são os anúncios.

No começo você pode manter o contato no “um a um”, mas, se tudo der certo, essa estratégia logo ficará inviável e quando isso acontecer, certamente já terá caixa para investir no e-mail marketing.

 

O e-mail ainda vale a pena: essa é uma meia verdade

Se você prestou bem atenção até aqui, com certeza já sabe o seguinte:

  • Estratégia de e-mail marketing vale o investimento? Sim.
  • Só ele é suficiente? Não.

Como dissemos no início, ninguém fica olhando e-mail a todo momento, principalmente fora do horário de expediente.

Por isso, principalmente para lançamentos, a melhor estratégia é o famoso bom senso:

  1. Um pouco de e-mail para mensagens importantes, não urgentes, e para desenvolver uma ideia
  2. Um pouco de WhatsApp ou Telegram para o estilo de mensagem “estamos ao vivo agora” e outros avisos enviados ao longo do dia.

Muitos dos grandes players defendem o e-mail. Sabe por quê? Na hora da conversão, na hora do dinheiro no bolso, o e-mail é sempre TOP 3, para não dizer sempre TOP 1.

Por isso, não se apegue a nenhuma ferramenta, mas também não negligencie aquelas que funcionam. Quanto mais pontos de contato com os seus leads em diversos canais, mais fácil será fechar uma venda.

Foco no resultado, é isso que vai transformar sua vida.

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.